Para que se atinjam níveis de excelência de Confiabilidade, é indispensável que as empresas realizem ações técnicas e gerenciais antes que eventos adversos aconteçam. Ao observar os primeiros sinais de perda de eficiência de equipamentos/processos em sua empresa, procure rapidamente a compreensão, solução e mitigação dos problemas. O investimento em ações preventivas é uma ferramenta poderosa para a redução de custos e geração de lucros.
As 9 práticas que a FMEA Engineering acredita que devem ser promovidas para incrementar a Confiabilidade são:
1. Defina um planejamento estratégico para as diferentes áreas de sua empresa;
2. Elabore protocolos de manutenção e operação de equipamentos que garantam a repetitividade e reprodutividade das ações técnicas/operacionais da empresa;
3. Capacite seu pessoal para a execução das atividades dos diversos setores dentro das especificações e diretrizes da empresa;
4. Aplique metrologia industrial e calcule os índices de confiabilidade;
5. Estabeleça sistemas de diagnóstico para equipamentos e processos;
6. Certifique-se sempre da calibração e do cumprimento da programação da manutenção dos equipamentos;
7. Realize análise de riscos de todas as áreas e etapas do sistema produtivo;
8. Invista em estudos de prevenção de falhas ou perda de funcionalidade de equipamentos, considere se necessário realizar engenharia reversa e/reprojeto;
9. Se a falha ocorrer, aproveite o evento adverso para lucrar em conhecimento, corrigir os erros e, a partir do aprendizado, otimizar seus equipamentos e processos.
Equipe FMEA Engineering